March 7, 2009

"Explicando" O fenômeno Twitter


Sempre trocando idéias sobre as inovações da internet com quem entende, meu amigo Fábio Espíndula, (Software Engineer and User Experience Designer da Going.com), me colocou na mesma linha de raciocínio dele e me fez entender que o tão famoso Twitter, na verdade é um Search Engine muito mais poderoso que o próprio Google! Se não fosse por ele eu nunca teria pensado dessa forma. E faz sentido, abaixo segue um pouquinho de nossa conversa que rolou via e-mail durante a semana:

"Tais vendo o buzz ao redor da internet? Todo mundo está vendo o Twitter já como o maior concorrente pro google! vai na parte de (procura) do Twitter e procura pela palavra "Pepsi"; agora vai no Google e procura por Pepsi também, e você verá que no Twitter é tudo coisa de minutos atrás, a 1 minuto atrás alguém falou algo sobre a Pepsi que pode te interessar e o Google é algo "não humano", é algo antigo, tem link ali no Google de 1990, ou seja, 20 anos depois o link ainda está ali nas primeiras páginas, diferente do Twitter.

Outro exemplo: Você nunca ouviu falar em Obama, digite Obama no Twitter e você vai ver que ele é um cara amado e respeitado por todos, digite Obama no Google e você vai ver apenas o básico, entende? O Twitter é a aplicação mais usada da internet hoje, ficando atrás apenas do Facebook por uma pequena margem!

Por outro lado o Google é muito maior e muito mais poderoso que o Twitter é claro, o Google hoje comanda a internet e dita como a internet vai ser usada nos próximos 10 anos, porém, alguém foi lá e criou um site que fez o "todo poderoso" Google balançar as pernas de medo!

E O Google, como o todo poderoso na verdade já tentou derrubar o Twitter inclusive, lançando o Jaiku.com e nao adiantou, o Twitter foi mais forte e derrobou o Google nessa quebra de braço, aí o Facebook pensou: eu não vou fazer igual o Google, eu Facebook, vou comprar o Twitter. E aí o Mark Zuckerberg, 23 anos, dono e fundador do Facebook ofereceu meio bilhão de dólares pelo Twitter, e o dono do twitter disse nao!!!

Meio bilhão de dólares por um site que tem menos de 4 anos de vida, e ele disse nao? WOW!! Essa recusa quebrou até as pernas do Google que recentemente usou a midia para tentar diminizar o sucesso do Twitter, escondendo por detrás sua verdadeira intenção de comprar o mesmo também! Falar que não vê nada de novo no twitter é no mínimo dor de cotovelo, afinal eles até tentaram concorrer à idéia com o jaiku.

Ok, o Twitter parece sem graça e é uma ferramenta difícil de usar para pessoas que nunca leram a respeito, mais pensa comigo, imagina a lista dos teus amigos todos usando Twitter e você sabendo o que cada um está fazendo e trocando links, tudo usando uma só ferramenta, seria divertido não? Isso é Twitter! 150 pessoas me seguem no Twitter, 150 pessoas querem saber o que eu estou fazendo"!

Adelco Goularte

No comments:

Post a Comment